top of page
Exposição Individual
BRANCO: DA VERTICALIDADE DAS COISAS
Galeria Pintor Fernando de Azevedo. Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.

22 de Fevereiro 2018 - 17 de Março 2018

 

"Branco: da Verticalidade das Coisas", a mais recente exposição individual de Rui Tavares, nascido na Figueira da Foz em 1974, inaugura na SNBA e resulta da premiação na exposição "Arte Hoje", uma iniciativa de 2014, também nessa instituição. (...)

 

 

Exposição Individual
RANDOM PRINCIPLES OF THE WHITE AND ITS APPLICATIONS
Galeria São Mamede. Porto.

11 de Novembro 2017 - 11 de Janeiro 2018

 

Branco. O princípio não contém narrativa, está em branco. Manifesta-se no antes e no depois, mas sem enredo que o sustenha. O seu predicado labiríntico, com índole de manual aleatório de sequências irresolúveis, força o soluto de saída. Tão imperceptível como abstracto. O caminho físico é consolidado através da técnica e da razão horizontal das coisas. (...)

 

 

1º Prémio
XIV EXPOSIÇÃO O MAR E MOTIVOS MARÍTIMOS.
Museu da Marinha. Lisboa.

7 de Junho 2016 -  4 de Setembroo 2016

 

Em 7 de junho foi inaugurada a XIV Exposição O Mar e Motivos Marítimos, da Academia de Marinha. Com realização bienal, a mostra tem lugar na Sala D. Luís do Museu de Marinha, estando patente ao público até 4 de setembro.

O Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, realçou a importância das obras expostas ...pelo que representam da nossa cultura marítima e da maritimidade de Portugal, no âmbito da área de interesse da Academia. 

 

 

Exposição Conjunta
1+1
Galeria O Rastro. Figueira da Foz.

5 de Dezembro 2015 - 6 de Janeiro 2016

 

Os números têm essa força, a de serem soberanos e de convocarem a sua entidade abstracta singular. O algarismo 1 contém o início, o absoluto, o único, o ímpar e o indivisível. Para Pitágoras, o 1 representava o símbolo do Homem e da força e o 2 o símbolo da Mulher, da fraqueza. O 2 é o par que se forma pela soma de 1+1, ele existe porque dois ímpares se uniram e formaram uma simetria. (...)

 

 

Exposição Individual
LUGARES: PROPOSIÇÕES PARA UM ESTUDO EM BRANCO
Galeria São Mamede. Lisboa.

25 de Junho - 16 de Julho 2015

 

Rui Tavares, Figueira da Foz, 1974 is an award winning artist living an working in Lisbon.

His exhibition is opening this thursday, the 25th of June at São Mamede Lisbon with the title “Lugares: Proposições para um estudo em branco”, together with Alexandre Manuel’s photography exhibition. (...)

 

 

1º Prémio
PRÉMIO DE PINTURA ELENA MURIEL
Galeria Tomás Costa. Oliveira de Azeméis.

06 - 27 de Dezembro 2014

 

A edição de estreia do Prémio Bienal de Pintura “Elena Muriel”, uma homenagem à artista instituída pela Câmara Munciipal de Oliveira de Azeméis, já tem vencedores.

O primeiro lugar viajou para Lisboa com o pintor Rui Tavares. O segundo e terceiro lugares foram entregues a Pedro Manuel Pinto Ferreiro, de Vila Nova de Gaia, e Carlos Manuel Barradas Teixeira, de Oeiras.

 

 

ARTE HOJE
Sociedade Nacional de Belas Artes. Lisboa.

29 de Maio - 29 de Agosto 2014

 

Com a exposição “Arte Hoje” a Sociedade Nacional de Belas Artes reforça o seu empenho numa profícua relação com a arte portuguesa e os seus artistas, revelando o que de mais dinâmico se faz neste âmbito no nosso país. A exposição apresenta trabalhos submetidos por artistas portugueses e/ou a residir em Portugal e seleccionados por um júri, dentro das modalidades de pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, instalação, multimédia e vídeo. Após um open call que recebeu cerca de 550 propostas de 300 autores, "Arte Hoje " apresenta uma selecção de 127 obras de 121 autores. Com "Arte Hoje", a SNBA retoma a prática de convocar os artistas portugueses para uma manifestação maior, que, nas palavras do coordenador, Pintor Jaime Silva " não se pretende inquestionável, mas não deixa de levantar questões – não das menores – sobre o papel da Arte e dos Artistas, no contexto de uma pós-modernidade que aposta demasiado na fragmentação e na disjunção e, em que o autor (o que se define como tal), deve exercitar-se, na formulação de um pensamento crítico, que lhe crie a necessária distância perante qualquer discurso hegemónico.

 

SONATA N.º 1 PARA TRAÇO E MODELAÇÃO
Silo - Espaço Cultural. Senhora da Hora.

25 de Maio - 29 de Junho de 2014

 

O Silo-Espaço Cultural irá dedicar dois meses inteiramente à prática do desenho, explorando o seu significado e possibilidades. “Sonata nº1 para traço e modelação” é o nome da primeira exposição que conta com trabalhos de Soraya Vasconcelos, Daniela Nunes e Rui Tavares. Este ciclo de duas exposições pretende funcionar como um tributo ao desenho. A seleção de artistas diferentes, cada qual com um posicionamento concreto e singular em relação às práticas do desenho, constitui um dos grandes pontos de interesse das exposições.

 

 

32 PREMIO INTERNACIONAL DE PINTURA “EUGENIO HERMOSO”

Sala 'Vaquero Poblador' de la Diputación de Badajoz.

12 de Junho - 30 de Junho 2014

 

Una veintena de obras finalistas compone la muestra del XXXII Premio de Pintura 'Eugenio Hermoso' en Badajoz

El jurado de esta edición ha destacado la "mayor calidad" de las obras presentadas así como la diversidad de sus procedencias, pues no sólo han llegado de toda España, también de países europeos como Portugal e Italia y Latinoamérica.

 

 

1º Prémio

9.ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS FUNDAÇÃO INATEL

Galeria da Associação Portuguesa de Escultura e Pintura. Lisboa.

19 de Dezembro 2013 - 30 de Janeiro 2014

 

Conceição Freitas, com a estrutura "Umbilicada" e Rui Tavares com a tela "Sobre a Cidade" foram os vencedores do Concurso de Artes Plásticas da Fundação Inatel. Os prémios foram entregues pelo director da cultura da fundação, Rui Sérgio, na Galeria da Associação Portuguesa de Escultura e Pintura, numa cerimónia realizada no passado dia 19 de Dezembro, e que incluiu a inauguração da exposição das obras selecionadas.

 

 

bottom of page